top of page

Tipos de Pesquisa Salarial

Atualizado: 20 de jan.


Se você é profissional de RH ou está estudando sobre remuneração (seja da sua profissão ou de outras), já deve ter encontrado algumas pesquisas salariais por aí. E se encontrou mais de uma, talvez tenha se surpreendido pela diferença gritante dos valores entre uma e outra. Afinal, como saber se uma pesquisa é confiável? Quais os tipos de pesquisa salarial existem e como elas fazem para chegar nos resultados que apresentam?

Estes mistérios serão desvendados, aqui!


Quais os tipos de pesquisa salarial?

Como são calculados os resultados de uma pesquisa salarial?

Qual pesquisa salarial é confiável?



Pesquisa interna ou benchmarking

É muito comum os RHs das empresas se conversarem e trocarem informações relevantes que auxiliam no seu dia a dia, como modelos de políticas, decisões em processos e, também, remuneração praticada. Esses benchs são considerados como um tipo de pesquisa salarial, prática e econômica (no máximo você vai ter o custo de uma ligação). Os dados costumam ser limitados, pois depende dos RHs que você conhece, a abertura deles e os dados que eles topam compartilhar com uma empresa que pode ser concorrente direta. Resumindo, é uma boa alternativa pela praticidade, mas limitada quando o objetivo da pesquisa é algo maior, como estruturar um plano de Cargos & Salários para a empresa.


Pesquisa baseada no profissional

Como o nome diz, é uma pesquisa salarial onde a fonte das informações é a pessoa que trabalha naquela função. A grande maioria das pesquisas que encontramos nesse tipo usa a informação de candidatos em processos seletivos, como Catho e Vagas.com.br que usufruem da sua própria base de dados para apresentar as faixas salariais para determinados cargos. Outros portais e pesquisas famosas nessa modalidade são Glassdoor e Robert Half.


Todas estas pesquisas são gratuitas e de livre acesso, o que torna uma vantagem. O "se não" fica pela abrangência e confiabilidade delas, pois normalmente são apresentadas apenas remuneração fixa, as pesquisas não especificam área de atuação e dependem da veracidade do profissional quando respondem a famosa pergunta "qual sua pretensão salarial?". Se você já teve que responder essa pergunta, sabe que nem sempre sua pretensão é o seu salário de fato, e mesmo que perguntem seu salário, há uma diferença de 10% entre 3.000 e 3.300, sabia? Esses 10% fazem uma baita diferença no resultado de uma pesquisa. Comparando com uma pesquisa interna, essas pesquisas se tornam ainda mais prática (ótima para tirar dúvidas sobre o salário de determinado cargo, por exemplo), mas também pecam pela limitação de mercado e quando o objetivo é estruturar uma tabela salarial.


Pesquisa baseada na empresa

Estas são pesquisas conduzidas por consultorias especializadas. O processo consiste em coletar as informações diretamente com os RHs das empresas, validar todos dados (salário, benefícios, remuneração variável, data da convenção coletiva para atualização de inflação, porte da empresa, segmento, etc, etc, etc), mensurar as coletas e gerar relatórios que comparam "abacaxi com abacaxi", ou seja, empresas do mesmo porte, segmento e região de atuação.


De longe, este é o tipo de pesquisa salarial mais completo e fidedigno. Os contras também ficam por conta do "mais": mais complexa e mais cara. Grandes consultorias são famosas por fornecer esse tipo de pesquisa, como Korn Ferry e Towers. Mas existem opções mais acessíveis também e de boa qualidade com outras consultorias de Cargos & Salários. O que deve avaliar, nesse caso, é o processo de cálculo da pesquisa e o histórico do profissional que irá coordená-la (se já realizou pesquisas salariais anteriormente e de qual tipo).


Extra: existe pesquisa salarial baseada na empresa e gratuita?


A boa notícia deste artigo é essa: SIM, EXISTE! O que muitas vezes ocorre é quando uma empresa ou um grupo de empresas de um mesmo setor patrocinam uma pesquisa. Isso significa que alguém está pagando para ter uma pesquisa que não existe no mercado, e a "moeda de troca" para quem participa e não paga é, exatamente, receber o resultado! Olha que beleza: você recebe uma pesquisa altamente confiável, específica e não precisa pagar por isso. A empresa patrocinadora também não recebe detalhes das empresas que participam, apenas os resultados estatísticos e relatórios com todas as informações dos participantes preservadas. Afinal, é o nome da consultoria que está em jogo!


Tem sugestão de pesquisa ou quer encomendar uma que não encontrou em nenhum lugar? Preenche o formulário dessa página aqui!


Abaixo, segue uma tabela comparativa com os tipos de pesquisa, pra facilitar os prós e contras de cada uma:

Carreira Z

Baseada na empresa

Baseada no profissional

Benchmarking

Custo

Gratuito a médio

Alto

Gratuito

Gratuito

Praticidade

x

x

Confidencialidade

x

x

x

Confiável

x

x

Abrangência

Específica

Específica

Ampla

Específica

Exemplos

Korn Ferry, Towers, Mercer

Glassdoor, Robert Half, Catho, Vagas

Contato entre RHs


Comments


Vamos conversar?

Registre aqui suas dúvidas, sugestões, comentários e/ou interesses... qualquer assunto interessa para nós. 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page